tag:blogger.com,1999:blog-6933002273675964888.post5777791608070140488..comments2012-07-03T11:57:54.334+01:00Comments on EM CADA CRIANÇA UM GÉNIO DA CIÊNCIA!: AVALIAÇÃO: OS PROFESSORES TÊM RAZÃO!Joaquim Sáhttp://www.blogger.com/profile/02530126119949226009noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-6933002273675964888.post-16895572484233557562008-11-24T01:00:00.000+00:002008-11-24T01:00:00.000+00:00Parabéns pela análise.No entanto, o "modelo" (impo...Parabéns pela análise.<BR/><BR/>No entanto, o "modelo" (importado do chile e "melhorado" cá) enferma de muitos outros problemas alguns dos quais registei neste documento<BR/><BR/>http://professorsemquadro.blogspot.com/2008/11/deciso-de-suspenso-de-todas-as.html<BR/><BR/>Tudo isto agravado pela enorme quantidade de parâmetros (universais) e dos respectivos indicadores e descritores a definir em cada escola/agrupamento.<BR/>Sobre este assunto o colega Paulo Prudêncio faz esta interessante análise.<BR/><BR/>http://correntes.blogs.sapo.pt/176261.html<BR/><BR/>Para além da desadequação do modelo aos fins a que se destina (em termos conceptuais porque a realidade todos percebemos qual é)quando se transformam as grelhas, que o modelo define, em instrumentos de registo e analisamos as suas condições de implementação, o que resulta é um monstro de tal forma gigantesco que se torna impossível a sua aplicação sem que tudo o resto se torne completamente secundário.Maria Lisboahttps://www.blogger.com/profile/04382994768750594974noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6933002273675964888.post-20870215257199944722008-11-20T11:41:00.000+00:002008-11-20T11:41:00.000+00:00Concordo em parte com a sua reserva à minha expres...Concordo em parte com a sua reserva à minha expressão "tem apenas como referência a sua experiência de professor". Na verdade numa primeira versão do post que esteve on-line escrevi o seguinte: "bem sabemos que frequentemente os professores mais vocacionados para a gestão escolar são menos vocacionados para as actividades de ensino e questões pedagógicas em geral". Deixei cair por causa do possível efeito divisionista entre os professores.Joaquim Sáhttps://www.blogger.com/profile/02530126119949226009noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6933002273675964888.post-34556344620956182852008-11-20T10:51:00.000+00:002008-11-20T10:51:00.000+00:00E volto para comentar: Quando diz "As fichas que a...E volto para comentar: <BR/>Quando diz "As fichas que analisei cuidadosamente não permitem a tomada de decisões fiáveis, válidas e criteriosas. Para cada enunciado genérico, cada avaliador tem apenas como referência a sua experiência de professor".<BR/>Questiono precisamente esta última parte pois, muitos dos que hoje estão na pele de avaliadores foram, durante muitos anos, tal como quem nos governa "pessoas de gabinete" e estiveram longe dos contactos com a leccionação. Pensemos apenas nos pontos que conseguiam aqueles que tinham estado em Conselhos Executivos para que chegassem à "categoria" (!!!?) de professor titular e já se verá que, quanto menos tempo tenha passado com os alunos maior pontuação se obtinha! Vejamos alguns exemplos.<BR/>Cargo de Presidente do Conselho ou Director Executivo: 9 pontos (acumuláveis)<BR/>Exercício efectivo de funções lectivas docentes 8 pontos ou 6 pontos, conforme tivesse sido no público ou no provado (Outra incongruência: se crê que no privado é que estão os melhores professores, por que motivo lhes deu a ministra menos pontos?)<BR/>Enfim. Começou mal e acabará pessimamente este processo de avaliação. Não se pode fazer algo de justo sobre uma base de injustiça. A base deste sistema de avaliação é um absurdo. Foi um processo incrivelmente injusto, disparatado. O fim de tudo isto, já está à vista desarmada. A ministra é que é mais cega do que os cegos porque não quer ver! Sobre este tema publicamos na altura o texto "Concurso a Professor Titular: Injustiça das Injustiças" em "http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/5058.html"<BR/>ENFIM... Esta forma de encarar a educação como um "tubo de ensaio" de incompetentes, é a negação da cultura, do saber... é a contradição feita realidade!J. Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/00420695571646812632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6933002273675964888.post-53259953021672585022008-11-20T10:33:00.000+00:002008-11-20T10:33:00.000+00:00Mais... Quando afirma "Ora, sabemos bem que para t...Mais... Quando afirma "Ora, sabemos bem que para tais resultados (dos alunos) concorrem múltiplos factores, entre os quais o professor é apenas um deles, e muitas vezes o de menor relevância." não posdemos deixar de pensar no que há vários anos atrás num texto que escrevemos sobre o tema "Ranking das Escolas? Os Alunos Não São Tijolos" em "http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/2536.html". Pois cada vez mais nme parece actual este tema... E foca-o também aqui. Que haja competência no Ministério e, tal como pedia na década de 90 o actual Presidente da República quando era governante (e que hoje se deveria sentir insultado ao ver como estes governantes maltratam os seus ex-ministros no texto da lei que aprovam e que ele mesmo manda publicar!) CHEGOU A HORA DOS PROFESSROES GRITAREM ALTO E BOM SOM: "DEIXEM-NOS TRABALHAR !"J. Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/00420695571646812632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6933002273675964888.post-8117489502961738472008-11-20T10:25:00.000+00:002008-11-20T10:25:00.000+00:00Parabéns pela análise.NADA MAIS A ACRESCENTAR !EXC...Parabéns pela análise.<BR/>NADA MAIS A ACRESCENTAR !<BR/>EXCELENTE !<BR/>Se esta Ministra tivesse uma parte ínfima da COMPETÊNCIA da MAIORIA dos PROFESSORES, a Educação do país não andaria pelas ruas da amargura. E isto, para o bem dos alunos, dos professores, dos pais e... sobretudo, para o bem do país!J. Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/00420695571646812632noreply@blogger.com